Recriar recebe visita de estudantes do Projeto Beija-flor

Os participantes do projeto Recriar, programa de terapia ocupacional da Oncomédica, receberam uma visita especial na manhã desta sexta-feira (26). Estudantes do Colégio CPI foram ensinar aos clientes da clínica uma técnica para a fabricação de puff´s.
Os quatro alunos, todos do último ano do ensino médio, são os idealizadores do Projeto Beija-flor, iniciativa que propõe formas de gerar renda para comunidades carentes e, ao mesmo tempo, ajudar na preservação do meio ambiente. O Projeto Beija-flor começou sua atuação no bairro Santa Maria da Codipi, na periferia de Teresina. Lá, os estudantes ensinaram como as moradoras poderiam montar puff´s, espécies de assentos, através da reciclagem de garrafas pet.
A idéia gerou resultados tão positivos que o Beija-flor acabou como grande campeão da Olimpíada Estudantil pela Sustentabilidade, a SAGE Brasil 2008, realizada em São Paulo, em junho deste ano. Os jovens piauienses concorreram com outras 10 iniciativas, de oito estados brasileiros, e ficaram com o primeiro lugar. Agora, os estudantes estão trabalhando para ampliar o projeto e atendem a convites, como o realizado pelo Recriar, projeto de terapia ocupacional da Oncomédica, clínica do Grupo Med Imagem especializada no tratamento do câncer.
Durante esta manhã, os participantes do Recriar foram instruídos pelos estudantes e montaram o seu primeiro puff. A atividade despertou grande interesse dos integrantes da terapia ocupacional. “Achei esta oficina muito interessante. Porque é um projeto feito por jovens e que ajuda na promoção de renda para pessoas carentes. E, além disto, eles utilizam material reciclado em todo este trabalho. Gostei muito”, disse Ana Maria, participante do Recriar.
Arnaldo Pessoa, um dos idealizadores do Beija-flor, explicou que o projeto, inicialmente pensado apenas para concorrer na SAGE Brasil, ganhou vida própria. “O projeto continua. Estamos trabalhando para arrecadar recursos e ampliar nossa atuação”, destaca o jovem.
A sementinha do Beija-flor ganhou ainda mais força na terapia ocupacional da Oncomédica. “Vamos aproveitar o conhecimento repassado pelos estudantes na montagem dos puff´s para criar outros adereços em futuras oficinas”, disse Haberlandy Rego, terapeuta ocupacional e coordenadora do Recriar. Os estudantes também ficaram de voltar outras vezes, para nova troca de experiências entre dois projetos que valorizam a reciclagem de materiais e a promoção da qualidade de vida de seus participantes. Enquanto o Beija-flor objetiva gerar renda para as famílias, o Recriar trabalha na geração de auto-estima e alegria para os pacientes oncológicos.

Clarissa Poty
26.09.2008